50 anos da Internet: a história da vida online


Você sabia que esse ano a Internet está comemorando 50 anos? Você não leu errado. SÃO CINQUENTA ANOS. E pra você que assim como eu, nasceu já nesse universo hiper-conectado e não consegue imaginar o seu mundo sem ela, saiba que hoje eu trouxe um resumão bem sucinto da história e surgimento da nossa tão amada Internet. 


Anos 60-70: Guerra Fria

Embora os conceitos militares por trás da Internet remontem dos anos 50, foi apenas na década de 60, com a polarização do mundo entre EUA e URSS que a ideia realmente se desenvolveu. À princípio, os EUA criaram um sistema de descentralização de informações do pentágono como forma de proteção contra possíveis ataques. 

Em 1969 a ARPANET, a rede de conexão da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos), foi criada e atuava com um sistema chamado chaveamento de pacotes (informações eram divididas em pequenos pacotes com trechos dos dados + endereços de destinatários + informações para a remontagem da mensagem original) que era uma forma de codificação para garantir a segurança do país.


Anos 70-80: "Internet" 

Vindos de trabalhos experimentais em cooperação entre a DARPA e outras agências, nasciam os protocolos TCP/IP onde, em 1974, com a publicação da primeira especificação completa do mesmo, o termo "Internet" foi utilizado pela primeira vez. 

Agora o trabalho consistia em dar maior qualidade para os protocolos e implementar novas tecnologias que permitissem com que as novas redes suportassem a quantidade crescente de acessos que surgia naquele momento.


Anos 80-90: as grandes redes

1 de janeiro de 1983 marca a entrada da primeira rede de grande extensão baseada em TCP/IP, onde todos os computadores com ARPANET trocaram os antigos sistemas de pacotes pela nova tecnologia. 

Em 1988, a rede abre para interesses comerciais (até então era aberta apenas para uso militar e científico) e surgem os serviços de correio eletrônico.

Quer ver como eram os principais sites nessa época? Clica aqui!
Anos 90-2000: world wide web 

Em 1992 surge na Organização Europeia para Investigação Nuclear, a world wide web (www), propondo a criação dos hipertextos, para permitir que várias pessoas pudessem trabalhar juntas utilizando os mesmos documentos. 

Ainda nos anos noventa surgiu o protocolo HTTPS (hypertext transfer protocol secure) garantindo o envio de dados criptografados pela web, além da possibilidade de acesso (através da antiga internet discada) das pessoas aos computadores (para uso pessoal). 

Também surgiram os grandes portais (AOL, Yahoo), salas de bate papo (UOL) e mensageiros instantâneos (ICQ, mIRC), os serviços de e-mail gratuitos (Hotmail) e os sites de busca (Google, Cadê).


Anos 2000 - hoje: web 2.0

Da Internet discada da surgiu a banda larga e as redes 3G e 4G para acesso móvel em celulares e smartphones. Surgiram as redes sociais (Orkut, MySpace, Fotolog, Twitter, Facebook, etc), o ICQ e o MSN deram lugar ao Skype (com chamadas de vídeo aperfeiçoadas), o número de provedores cresceu, surgiu o mercado de jogos para smartphones e o streaming.


E aí, gostou de saber um pouquinho sobre a história da Internet?
Tem muito mais vindo por aí! ♥

Clica na foto ao lado ou procura
@adventurer_isa no Instagram
pra a gente conversar!


Todas as imagens do post 
foram tiradas do Google 


Mais posts

0 comentários